Havendo sacerdote ou diácono, ele preside, de acordo com a
precedência. Deve vestir vestes corais de acordo com seu estado. Não se usam
estolas ou pluviais. Os demais clérigos usam também vestes corais. Se um
sacerdote ou diácono presidir, deve haver um cerimoniário e alguns acólitos,
com sobrepelizes. Um dos acólitos é o encarregado de extinguir as velas após os
salmos. É bom haver um grupo de cantores, para entoar os hinos, as antífonas e
os salmos.
Se apenas leigos celebrarem o Ofício, um deles dirigirá, com
as adaptações indicadas. Se esses leigos forem seminaristas ou religiosos,
usarão veste talar ou hábito, com sobrepeliz.
No centro do local onde se celebra o Ofício das Trevas,
preferencialmente no coro antes do presbitério, coloca-se um ambão, de onde se
dirá os salmos, leituras e orações. O presbítero sentará na sede, acompanhado
de dois diáconos, ou de um diácono e o cerimoniário, ou do cerimoniário e outro
acólito, se houver. Sendo o diácono a presidir, senta-se ao seu lado o
cerimoniário e outro acólito, se houver. O Bispo senta-se no trono ou no
faldistório, de acordo com as regras do Cerimonial dos Bispos.
O candelabro de trevas, constando de quinze velas, é
colocado em frente ao altar, à sua direita. Essas velas serão apagadas, aos
poucos, durante o rito. Além do candelabro de trevas, as velas que circundam o
Altar podem estar acesas, como se faz durante a Missa, e serão apagadas durante
o Cântico de Simeão. Um apagador de velas é colocado perto do candelabro de
trevas.
Não se usa cruz processional nem velas processionais ou
tochas durante o Ofício das Trevas.
Dando início à celebração, os clérigos em veste coral,
cerimoniários, acólitos e cantores ou coro entram em silêncio e reverência, de
forma processional, vindo o celebrante por último, e se aproximam do altar.
Genuflectem ao Santíssimo Sacramento, ou, em sua falta, inclinam-se
profundamente diante do altar, e vão para seus lugares.
Para a extinção de cada vela, o acólito responsável pega o
apagador, reverencia o altar e vai ao candelabro para cumprir sua função.
Na Abertura, no Cântico de Simeão, nas orações, bem como na
despedida, todos permanecem de pé. No salmo e leituras, permanecem sentados,
exceto quem lê ou entoa o salmo. Na Abertura , faz-se o sinal-da-cruz sobre o
corpo, e no Cântico de Simeão e na bênção, também.
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